quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dança

A Dança é uma das expressões mais belas da arte. É difícil encontrarmos alguém que não se encante com a dança. Mesmo que não goste de dançar, aprecia a beleza, o dom de quem dança, a serenidade, a precisão, a ousadia dos passos. Quem assiste a uma dança de certa forma se sente envolvido.
Dançar é uma ato natural ao ser humano, o ritmo faz parte da vida desde o período intra-uterino, através dos sons provocados pelo funcionamento dos órgãos da mãe até a vida adulta por músicas e sons que fazem parte do dia-a-dia. Chega a ser mágico quando uma boa melodia adentra nossos ouvidos e nosso corpo imediatamente responde a este estímulo.
Deus também nos convida a dançar para ele. O Salmo 150 assim fala “Louvai ao Senhor com a dança. Tudo que vive e respire louve ao Senhor”. Dançar é então uma expressão de louvor a Deus, no qual se coloca o corpo inteiro a disposição do Senhor, mas para isso é preciso ter a consciência de que nosso corpo é templo de Deus e través da dança deve revelar a beleza do Senhor que está expressa em suas criaturas.
“A beleza é a chave do mistério e apelo ao transcendente… ela suscita a saudade de Deus” beato João Paulo II. Sim, a beleza da dança desperta em nosso coração o desejo de Deus, a saudade do amor, da paz; a beleza é a chave do mistério.
A dança com seus gestos, surpresas, expressões que surgem nas coreografias revelam Deus. Ela pode ser usada de inúmeras formas nas liturgias, momentos de animação, shows, grupos de jovens, momentos de oração… esta expressão artística sempre dará um toque especial. Nós como filhos de Deus, trazemos a marca da beleza, bondade e verdade. Deus nos cumulou de dons, basta sabermos utiliza-los de forma certa. Ele plantou em nosso coração dons especiais e agora devemos colocá-los a disposição.


Deus é Amor, mais também é Humor.