sexta-feira, 24 de maio de 2013

Matéria do Manancial no Jornal

O grupo foi campeão em duas categorias do Festival de Dança Sacra do ano passadoFoto: Salmo Duarte / Agencia RBS


Grupo de dança de Joinville se prepara para a Jornada Mundial da Juventude

Jovens do Ministério da Dança Manancial ensaiam para evento que acontece no Rio de Janeiro

Grupo de dança de Joinville se prepara para a Jornada Mundial da Juventude Salmo Duarte/Agencia RBS
O grupo foi campeão em duas categorias do Festival de Dança Sacra do ano passadoFoto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Um grupo de 24 jovens de Joinville, com idade entre 16 e 21 anos, vai realizar o sonho de dançar no maior evento cristão para jovens, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de junho. Os adolescentes fazem parte do Ministério da Dança Manancial de Joinville e passaram parte do fim de semana ensaiando a coreografia que será apresentada no Rio.
O grupo ficou em primeiro lugar em duas categorias do 13º Festival de Dança Sacra, realizado em Joinville no ano passado, evento que atraiu grupos de todo o País. A coreografia “O que me faz dançar” ficou com o primeiro lugar na categoria jazz 2 e levou o prêmio de melhor produção coreográfica. A maioria dos jovens mora na zona Sul de Joinville e dança junta há pelo menos oito anos.
—Quase todos começaram no infanto—, diz Edilson Pereira, que lidera o grupo e assina a coregrafia.
—Pela dança, a gente consegue transmitir o que está sentindo—, diz a estudante do terceiro ano do ensino médio que, por enquanto, planeja cursar comércio exterior.
Uma das dançarinas, Thaís Correa Lima, de 16 anos, tem papel de destaque na montagem. É ela que inicia a coreografia, cantando a letra criada pelo próprio grupo.
Quanto à possibilidade de dançar no Rio de Janeiro, o grupo vive um momento de expectativa e busca apoio financeiro para o transporte. Todas as roupas do figurino foram costuradas com a ajuda da comunidade do bairro Itaum. A hospedagem deve ser em alojamentos disponibilizados pela organização da JMJ.
Segundo Leoni de Fátima Miranda Nascimento, que é mãe de uma das dançarinas e acompanha o grupo de perto, há a expectativa de que os jovens consigam ajuda financeira para contratar um ônibus que possa levar todos os integrantes e a estrutura que faz parte do cenário (uma espécie de escada toda iluminada).
A 28ª Jornada Mundial da Juventude deve receber pelo menos 2 milhões de jovens do mundo todo e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. O evento também marca a primeira viagem oficial do papa Francisco. Ele deve participar do encontro e rezar uma missa com os jovens, momento em que pelo menos 5 milhões de pessoas devem participar.

           VIA http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/05/grupo-de-danca-de-joinville-se-prepara-para-a-jornada-mundial-da-juventude-4143324.html    Jornal A Noticias.

Manancial

      
    Este é o nome do Grupo de Dança Sacra campeão do último 13° Festival de Dança Sacra de Joinville realizado em outubro de 2013 no Centreventos Cau Hansen, a cidade já é referência na dança secular que a mais de vinte anos começava timidamente e hoje se tornou referência mundial atraindo até mesmo o balet mais famoso do mundo a escola Bolshoi da Rusia. Assim segue a dança sacra em Joinville tive a oportunidade de assistir ao evento  e pude perceber que espiritualidade e arte estão muito intimamente próximos e o quanto isto ainda vai crescer,jovens se descobrindo e se envolvendo mais e mais em coreografias que transformam suas vidas por dentro e por fora. O resultado já é sentido pois o campeão do Festival de Dança Sacra 2013 enviou um CD para o Comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude e foi convidado a participar desta imensa semana cultural onde contará com inúmeros palcos distribuídos por todo o Rio, grupos de dança e bandas de todas as partes do mundo foram selecionados para estar neste megaevento que terá a presença maravilhosa do Santo Padre Francisco,para o jovem participar desta grande obra e poder partilhar com as várias culturas de sua fé é simplesmente mágico. 
          Você jovem de Joinville e região que gostaria de ir a JMJ 2013 ,o Grupo de Dança Manancial dispõe de 20 vagas em seu ônibus venha e tenha a grande graça de viajar com Manancial você poderá ligar para 47 84649998 e tenha mais informações, o grupo ainda espera poder contar com o apoio de empresários que queiram patrocinar e adquirir visibilidade nacional. 
                                                                    VIA http://catolic-music.blogspot.com.br/